Área Restrita

Usuário

Senha



Hospital Dona Balbina

Porto Ferreira 24 de Janeiro de 1924
Presidente da Assembléia Constituinte da Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira
Acta da Assembléia Constituinte da Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira



Aos vinte e quatro dias do mês de Janeiro de 1924, reunidos em o salão do Cinema Condor, diversos cavalheiros a convite dos Srs. João Procópio Sobrinho, Coronel Francisco Ignácio Souza Almeida e Dr. Carlindo Valeriani, foi por este último exposto o objecto da reunião que consistia na creação de uma instituição de caridade que se fosse do agrado geral teria o nome de Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira. Essa associação que muito concorreria para intensificar o progresso moral desta localidade veria estreitar os laços de estima existentes entre os seus membros com a assistência reciproca por elles prestada, com os socorros médicos, pharmaceuticos e hospitalares aos necessitados. Além disto, tendo, como é geralmente sabido, o Sr. Procópio de Araujo Carvalho em um gesto de extraordinária filantropia mandado construir um edifício perfeitamente aparelhado para servir de hospital que será por elle doado a Porto Ferreira, necessário se tornara que a sua população se constituísse em uma aggremiação regularmente organisada para receber o valioso donativo. Pedio então o Sr. Dr. Carlindo Valeriani em seu nome e no de seus companheiros convocadores da reunião que todos os presentes que desejassem figurar como fundadores da nova instituição registrassem seus nomes no livro onde seria lavrada em seguida acta da fundação da Irmandade. Depois de inscriptos cento e treis sócios o Dr. Carlindo propôs que fosse aclamado Presidente da assembléia de fundação o Sr. Professor Oracy Gomes, o que foi unanememente aceito assumindo a presidência o Sr. Oracy Gomes agradeceu a distincção de que fora alvo, convidou para seus secretários os Srs. Ignacio de Almeida e Alvaro de Sá Nogueira a quem deu a palavra para ler o projecto de estatutos elaborados pelos Srs. Dr. Carlindo Valeriani, João Procópio Sobrinho e Francisco Ignacio de Souza Almeida.

Os estatutos que compunham de 15 capitulos com 81 artigos foram approvados unanememente pela casa com a mesma redação comm que foram elaborados e mandados a imprimir. Dando obediência ao artigo 79 dos estatutos que acabam de ser approvados o Sr. Presidente convidou os irmãos presentes a se munirem de cédulas para a eleição dos dês membros de que se deveria compor a mesa administrativa e também a comissão de contas compostas de três membros effectivos e três supplentes. Reaberta a sessão que havia sido suspensa só 15 minutos e apuradas as cédulas foram eleitos membros effectivos da mesa os Srs. Mariano Procópio, Professor Oracy Gomes, Ozorio Leme, José Teixeira Villela, Coronel Francisco Ignacio Souza Almeida, Dr. Carlindo Valeriani, Ignacio de Almeida, Jacob Mondin, Lasaro Justiniano dos Santos e Indalecio Rezende. A comissão de contas ficou composta dos seguintes irmãos: David Zadra, Manoel Moraes Dias e Joaquim da Silva Oliveira, como effectivos e João Salgueiro Filho, Paschoal Salzano e Camill Miranda como supplentes.

Tendo o Professor Oracy Gomes, Presidente da Assembléia, sido um dos eleitos, convidou o Sr. João Procópio Sobrinho para assumir a presidência recebendo o compromisso e empossando os eleitos.

Assim feito o mesmo Sr. Oracy em seu nome e no de seus companheiros promettem solenemente cumprir fielmente as disposições contidas nos estatutos e de promover o progresso da instituição.

Em seguida o Sr. Presidente declarou empossados em seus cargos todos os eleitos convidando o Sr. Oracy Gomes a reassumir a presidência.

Pedio depois a palavra o Dr. Carlindo Valeriani que propôs fosse a mesa autorisada a assignar a acta da assembléia constituinte da Irmandade bem como a mandar uma cópia da mesma ao Sr. Deputado Procopio de Araujo Carvalho. Approvada essa proposta e ninguém pedindo a palavra o Sr. Presidente depois de congratular-se com todos os irmãos pela creação da Irmandade de Misericódia de Porto Ferreira deua or encerrados os trabalhos. E eu Alvaro de Sá Nogueira, secretario, Lavrei a presente acta que conforme ficou deliberado vae assignada pelos membros da mesa.




Oracy Gomes
Ignacio de Almeida
Alvaro de Sá Nogueira
CREDIBILIDADE, TRANSPARÊNCIA, HUMANIZAÇÃO e RESPEITO, são as vertentes que norteiam as atividades do Hospital Dona Balbina há mais de 85 anos...
Transcrito da ata original




convenio@hospitaldonabalbina.com.br
relacionamentos@hospitaldonabalbina.com.br
0xx19 3589-5500 (Hospital)
0xx19 3589-5505 (Dona Balbina Clínicas)

Siga-nos: