No Hospital Dona Balbina são realizadas cirurgias ortognáticas, procedimentos corretivos que têm mudado a vida de muitos pacientes. Dentro da última semana, nossa equipe realizou tais procedimentos em dois pacientes conveniados DBC, ambos com deformidades dento-faciais (como prognatismo e retrognatismo) que interferiam em funções essenciais, como fala, deglutição e respiração. Essas condições também podem ocasionar dores articulares severas e disfunções temporomandibulares (DTM).
As cirurgias foram conduzidas pelo Dr. Paulo Saad e Dr. Bruno Saad, com o apoio dos alunos da Especialização da Faculdade FAOA, Dr. Celiandro Prata e Dra. Jessica Jelmayer, e da instrumentadora Ariadini Martins. Graças ao desenvolvimento da estrutura do hospital e ao suporte de nossa equipe de anestesia, equipamentos de ponta e UTI, conseguimos realizar esses tratamentos complexos com excelência. Contamos também com o apoio da empresa HS, representada pelo Sr. Henrique, que fornece materiais OPME (placas e parafusos), possibilitando o tratamento pelo convênio e, em alguns casos, pelo SUS.
Um dos pacientes, no pós-operatório imediato, relatou estar “voltando a ter vida” após a cirurgia. Esse é o início de um processo de recuperação que trará melhorias contínuas à medida que o edema (inchaço) reduz e os tecidos se acomodam.
Esse atendimento é possível graças a uma equipe multidisciplinar, que envolve desde o suporte administrativo até os acompanhamentos fonoaudiológico, fisioterápico e odontológico, proporcionando um cuidado completo e humanizado para transformar vidas.
No HDB, nosso compromisso é tornar esses sonhos realidade e oferecer uma nova vida aos nossos pacientes!




